A Filosofia Universalista se baseia fundamentalmente na Lógica, que é uma ciência fortemente ligada à Filosofia. A Filosofia Universalista entende o Universo desta forma e crê naquilo que existe e que seja lógico. Este BLOG é para mostrar os conceitos Universalistas, discutir temas, religiões, comportamentos...ou seja, é de todos aqueles que acreditam numa vida liberta de grilhões, de cabrestos e imposições dogmáticas.
domingo, 26 de junho de 2011
Qual é o seu tamanho?
As Mágicas Diferenças entre Religião e Espiritualidade!
terça-feira, 21 de junho de 2011
Espírito Divino
traga Sabedoria ao nosso coração
para que ele saiba trilhar o melhor caminho,
mesmo que se apresente difícil.
com o entendimento, para que possamos ver
além das aparências e captar a essência
das coisas e sua compreensão.
sem obstáculos, com a ciência,
para que busquemos sempre o saber que libertae nos livra da opressão.
auxiliar o nosso irmão nos momentos difíceis
e celebrar com ele as bênçãos recebidas.
no vendaval, não nos verguemos
às dificuldades e que lutemos bravamente
pela Virtude e pelo Bem Comum.
doce forma de Amar, de compreender
e de Perdoar.
e da Humildade em face do teu mistério.
sobre nós, para que possamos
transformar o Mundo!
quinta-feira, 16 de junho de 2011
As Grandes Variantes do Cristianismo
O Arianismo foi uma visão Cristológica sustentada pelos seguidores de Arius, bispo de Alexandria nos primeiros tempos da Igreja primitiva, que negava a existência da consubstancialidade entre Jesus e Deus, que os igualasse, fazendo do Cristo pré-existente uma criatura, embora a primeira e mais excelsa de todas, que encarnara em Jesus de Nazaré. Jesus então, seria subordinado a Deus, e não o próprio Deus. Segundo Ário só existe um Deus e Jesus é seu filho e não o próprio. Ao mesmo tempo afirmava que Deus seria um grande eterno mistério, oculto em si mesmo, e que nenhuma criatura conseguiria revelá-lo, visto que Ele não pode revelar a si mesmo.
Esse entendimento é o mais lógico. Que Jesus Cristo seria uma "super-Divindade", mas não seria o próprio Deus. De fato, os cristão de um modo geral, querem fazer crer que Jesus é Deus e vice-versa. Isso é controverso, confuso e sem nenhum princípio de Lógica prática.
E o amigo leitor? Tem alguma opinião sobre isso?
A Autenticidade dos Livros Sagrados Colocados em Prova!
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Contradições na Bíblia...Contradições no Alcorão!
1. Criação: O relato bíblico do Gênesis diz que Deus criou tudo em seis dias (veja Gênesis 1:1 – 2:2). O Alcorão, porém, tem um problema de verdade aqui já que a Surah 41:9, 10, 12 tem um total de oito dias de criação (4+2+2=8). Enquanto isso, a Surah 10:3 dá um total de seis dias de criação. Isso é um problema de auto-contradição.
Um segundo ponto interessante sobre Maria é a história da palmeira falando e oferecendo seus frutos a ela (Surah 19:23). Essa lenda é facilmente rastreada junto a lendas similares nos apócrifos “Proto-Evangelho de Tiago”, “Pseudo-Mateus” e “o Evangelho da Natividade de Maria”, todos escritos nos séculos IV e VI, e foram cridos por sectários da Arábia. (Informações mais profundas sobre as fontes do Alcorão podem ser encontradas no The Religion of the Crescent do Rev. W. St. Clair Tisdall).
Como vemos e respondemos a esses problemas não resolvidos de conhecimento lógico, histórico e religioso? Embora não sirvam como base para nossa crença de que o Alcorão não é a revelação de Deus (já que há assuntos de muito maior conseqüência entre a mensagem da Bíblia e a mensagem do Alcorão), eles nos mostram que há problemas legítimos na crença de que o Alcorão é a revelação de Deus aos homens, já que Deus é sabedor de tudo e infalível, portanto não daria informações errada. Como Cristãos, encontramos as respostas na Bíblia. Números 23 nos diz,
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá? (vs 19)
sábado, 11 de junho de 2011
Como a Filosofia Universalista vê as Religiões
O Universalismo encara as grandes religiões como uma forma de manter o fiel nas fileiras deste ou daquele segmento religioso. Tradicionalmente, as grandes religiões, como Islamismo, Judaísmo e Cristianismo, trabalharam com a política do medo, uma forma muito antiga de manter o fiel atrelado ao credo. Isso funciona, aliás, até os dias de hoje, com um pequeno percentual, inclusive, de fundamentalistas, tanto no Cristianismo, como no Judaísmo e no Islamismo. É o tradicional "cabresto".
O que é de fato o Universalismo
Partimos do princípio da Lógica e sua infinita definição. Por certo, a definição mais apropriada e suscinta seria: Ciência do raciocínio: Aristóteles formulou os princípios da lógica tradicional.Obra que ensina essa ciência: a "Lógica" de Aristóteles. Disposição para raciocinar com justeza: lógica natural. Raciocínio, método: falta lógica nesta obra. Maneira particular de raciocinar: a lógica das paixões. Onde existe Lógica, certamente existe verdade!