sábado, 20 de agosto de 2011

MENTE HUMANA: O RECEPTÁCULO ONDE RESIDE A FÉ!

Há muito a humanidade vem relacionando atividades da mente e do cérebro, confundindo ambos. Poucos entendem que a MENTE está desassociada do CÉREBRO. A mente é um elemento que se posiciona entre o material e o espiritual, e esta se acopla de vez ao espírito após o fim da vida material. 

A mente e seus conhecimentos adquiridos - pode-se afirmar - são realmente eternos. Diz-se da mente, que a mesma agrega conhecimentos ao longo de cada vida. Ela é preenchida com conhecimentos e talentos diferentes. Porém, existem sermpre LACUNAS na mente, que são preenchidas pela FÉ. Se a mente tem muitas lacunas, ou seja, pouco conhecimento, haverá por certo mais espaço para a fé. Mas isso não determina de forma alguma uma "FÉ LÓGICA". Ao contrário, o conhecimento - este adquirido pela cultura e vivência - só aperfeiçoa a fé. Há de se dizer que a proporção da fé não é medida por tamanho, mas pela consistência

A inexistência do conhecimento global deixa a fé difusa ou confusa. Mesmo a mente com muito conhecimento terá lacunas, como disse antes, onde a fé irá existir, mas a cultura adquirida aperfeiçoa a fé e a torna mais racional e lógica, quer dizer, mais bem direcionada.

A maioria das Religiões (se não todas elas) sufoca a busca pelo conhecimento ou restringe o mesmo. Em assim sendo, a Religião induz à construção de uma fé com poucos recursos de racionalismo e lógica, o que a faz ser difusa e num grande número de casos, bem confusa em seu entendimento.

Percebam que é nas grandes Religiões, onde se encontra o fanatismo e o fundamentalismo, resultado claro de uma mente cheia de lacunas, preenchidas por uma fé - que embora grande - é assimétrica, equivocada, mal direcionada e pífia no seu cerne.

As Religiões, de fato, não auxiliam na grandeza da mente, mas as impedem de evoluir para o melhor entendimento da existência do Divino.

Disse antes que fé não se mensura pelo tamanho, mas pela consistência. De nada vale bradar que se tem uma gigantesca fé, se ela não tem um formato lógico. É como um corpo acéfalo, ou seja, sem cérebro. E por isso existe tanto radicalismo, que gera guerras e outras atrocidades, nas grandes Religiões.

A mente - elemento eterno - deve ser alimentado pela cultura. A leitura, a pesquisa, o conhecimento geral das coisas, é a forma pela qual adquirir a consistência da fé. Onde não existe conhecimento, a fé será vulnerável, ôca e fanática, na grande maioria das vezes.

Entenda a mente. Busque o conhecimento e sua fé certamente será sólida e direcionada!

(Postado por: MARIO CESAR BARCELLOS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário